A nossa luta é todo dia, contra o patriarcado e pela democracia

“Basta uma crise política, econômica e religiosa para que os direitos das mulheres sejam questionados”

Simone de Beauvoir

Desde 2016, com o ataque a democracia, mascarado de impeachment, vivemos no Brasil um desmonte de direitos conquistados pela classe trabalhadora.  O governo ilegítimo, LGBTfóbico, machista, racista e elitizado de Michel Temer claramente impõe um pacote de medidas que beneficia o capital estrangeiro às custas da trabalhadora e do trabalhador.

Com o corte de investimentos públicos (PEC 241/55), sucateamento do ensino médio (MP 786), aprovação da terceirização de categorias fim (Lei 13.429), desmonte da CLT (PL 6787/2016 – Reforma Trabalhista), e a PEC da morte (PEC 287 – Reforma da previdência), entre outras propostas do governo golpista, evidenciamos um caráter cruel principalmente para categorias mais vulneráveis como mulheres, se agravando quando são mulheres pobres e/ou da zona rural e/ou negras e/ou lésbicas ou bissexuais e/ou travestis ou transexuais. Isso porque já sofrem violência cotidiana, física e psicológica, pressionadas a viver um padrão de beleza e comportamento imposto pela sociedade, com poucos direitos conquistados, e estes são extremamente frágeis num período em que existe uma ofensiva contra nós, classe trabalhadora, nós mulheres da classe trabalhadora, que nunca tivemos nossas vidas como prioridade.

O Coletivo BIL esteve presente nas lutas contra o golpe, e contra cada uma das medidas acima, tanto locais quanto nacionais, denunciando os prejuízos na vida das mulheres bissexuais e lésbicas.

Além de outros momentos, em março, fomos para a rua no dia oito, na greve mundial de mulheres, que culminou na primeira marcha do dia das mulheres de Ipatinga contra a violência patriarcal, na luta contra o golpe e sua consequente retirada de direitos (poucos meses após a primeira marcha de mulheres bissexuais e lésbicas que encerrou nosso Encontro Mineiro de Mulheres Bissexuais e Lésbicas ocorrido em Ipatinga, ano passado). Bem como no ato nacional contra a reforma da previdência no dia 31 de março.

No dia 28 de abril, 40 milhões de brasileiras e brasileiros aderiram à GREVE GERAL paralisando suas atividades, indo às ruas cobrando Fora Temer e se posicionando contra a reforma da previdência, reforma trabalhista, e todo o pacote de medidas do golpe. Nós do Coletivo BIL participamos das atividades no município de Ipatinga. Logo pela manhã, a paralisação da garagem da empresa Saritur, onde até 7 horas da manhã nenhum ônibus havia saído. E no ato 13h de caráter regional, com participação de diversas organizações, se tornando um dia histórico de luta no Vale do Aço, milhares de pessoas marcharam, paralisando a BR 381, em uníssono NÃO golpe de estado em curso.

Tantas mulheres lutadoras deixaram seu legado para nós… Seguiremos nas ruas, na luta. Pois só nossa luta incansável, e cada vez mais organizada e unificada, nos fará superar esse período de arbítrio. Vamos construir agora o que será! E uma coisa é certa, AS BI, AS TRANS E AS SAPATÃO, JUNTAS, SÃO A REVOLUÇÃO!

_____________________________________________________________

Veja imagens dos atos no J. BILT – o seu webjornal LGBT!

– Ato do dia 31 de março: https://www.youtube.com/watch?v=NghvAESjbw0&t=13s (a partir de 24min 23seg)

– Greve Geral: https://www.youtube.com/watch?v=uN6I1CqtOec&t=634s (a partir de 17min 18seg)

– 1a Caminhada de Mulheres Bissexuais e Lésbicas do Vale do Aço (2016): https://www.youtube.com/watch?v=83q6F_uoHjU&t=183s&list=PLk0fb28lOkBM3BRjHnRgSuJYPcKc2w8LN&index=14 (a partir de 4min 9seg)

_____________________________________________

Acompanhe-nos em todos os espaços:

Canal no Youtube com um cadim do muito que fazemos por aí: https://www.youtube.com/channel/UC6AMQpDfARxxzxHC9hk2Ygw

Fanpage no Face: https://www.facebook.com/coletivo.bil

Grupo aberto no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/1NsJ5iEdHEF1oDSkXdjlMf

E continue seguindo nosso Blog de conteúdo autoral nosso e de parceiras:

https://coletivobil.wordpress.com/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s