Copa Leste de Futebol Feminino movimenta a modalidade no interior de MG

Por Fernanda Coelho

Enquanto a bola rola para os times da capital na Copa BH de Futebol Feminino, a Copa Leste, que se aproxima de sua grande final, trouxe para o interior de Minas Gerais visibilidade para a categoria, oportunidade para que novas atletas disputassem uma competição e preparação para a principal competição do estado, o Campeonato Mineiro.

Carentes de competições no estilo, o torneio movimentou os gramados do interior desde sua estreia no primeiro dia do mês de abril. O que se viu foi um espetáculo de vontade e garra das jogadoras. Mesmo com a parca estrutura, a força do futebol feminino se sobressaiu no torneio, nas três rodadas já disputadas, em quatro cidades do leste mineiro (João Monlevade, Dionísio, Revés do Belém e Ipatinga).

A melhor campanha foi do favorito Ipatinga. As Tigresas do Aço disputaram as duas últimas finais do Campeonato Mineiro (sendo campeãs estaduais em 2015 e vice-campeãs em 2016). Na Copa Leste venceram todos os jogos, até o momento, de forma consistente, tendo o melhor ataque e a melhor defesa da competição.

Na briga pela artilharia estão Tatielle “Ronaldinha” do Ipatinga com 6 gols marcados, seguida pela companheira de equipe Jéssica que marcou 5 vezes na competição. Na terceira posição estão Gabriele do Clube Atlético Florestal (CAFF) e Alice Martins, também do Ipatinga. Com 4 gols cada uma.

Definidas as equipes finalistas da Copa Leste de Futebol Feminino, Real Sociedade, de João Monlevade e Ipatinga, que leva o nome do município que representa, se enfrentarão em dois jogos. O primeiro doi dia 22 em João Monlevade. As tigresas venceram o jogo por 4 a 0. A grande decisão será neste 29 de abril, às 10h, em Ipatinga.

A disputa do terceiro lugar será entre o CAFF e União. As equipes de Baixa Verde, distrito de Dionísio, e Revés do Belém, respectivamente, definirão o bronze em único jogo às 8h da manhã de 29 de abril.

A polêmica do torneio ficou por conta da arbitragem. Com os times da casa responsáveis pelo trio, houve muita reclamação em lances mais difíceis. Como no jogo entre Real Sociedade e Ipatinga na primeira rodada. Em que as Tigresas do Aço reclamaram muito de inversões de faltas para ambas as equipes, impedimentos mal marcados e dois gols do Ipatinga anulados, na vitória por 3 a 2 em João Monlevade. O que resultou na exclusão do trio de arbitragem da competição.

Fato é que competições como estas são extremamente necessárias a fim de fortalecer e aprimorar o futebol feminino em MG. Sobretudo com os times mineiros fora da Série A1 do Brasileirão (apenas o América Mineiro, atual campeão estadual, está na Série A2 da competição, com previsão de estreia em maio).

Findando seus confrontos finais, o saldo da Copa Leste de Futebol Feminino é positivo. Vê-se o leste de Minas, histórico rival de Belo Horizonte nas disputas estaduais, reforçando seu calendário na promessa de um ano ainda mais competitivo para a modalidade. Por mais competições como estas pelos interiores Brasil afora!

J. BILT – o seu webjornal LGBT faz a cobertura dos jogos da Copa Leste em Ipatinga. Confira os vídeos no nosso Canal no Youtube: Coletivo BIL (link https://www.youtube.com/channel/UC6AMQpDfARxxzxHC9hk2Ygw).

Jogos finais Dia 29/04:
8h – CAFF x União
10h –  Ipatinga x Real Sociedade

Local: Campo do Canaã, Av. Simon Bolívar, 60 – Cidade Nobre, Ipatinga/MG

Resenha: Churrasco das Tigresas – Convite por adesão

Informações sobre a Copa Leste: (31)971322811

______________________________________________________

Acompanhe-nos em todos os espaços:

Canal no Youtube com um cadim do muito que fazemos por aí: https://www.youtube.com/channel/UC6AMQpDfARxxzxHC9hk2Ygw

Fanpage no Face: https://www.facebook.com/coletivo.bil

Grupo aberto no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/1NsJ5iEdHEF1oDSkXdjlMf

 

E continue seguindo nosso Blog de conteúdo autoral nosso e de parceiras:
https://coletivobil.wordpress.com/

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s