Visibilidade Bissexual repercute nas redes e fora dela: Coletivo BIL, Presente!

Dia 23 de setembro é o começo da primavera e o dia mundial da visibilidade bissexual. Na rede inúmeras postagens e menções à data repercutiram. Fora dela diversas ações marcam a necessidade de se visibilizar a bissexualidade e desconstruir a bifobia. E o Coletivo BIL participou de algumas delas…

Na seara virtual fizemos uma postagem no dia 23 de setembro. Dia 21, no Vale do Aço, em uma ação do GT de Gênero e Diversidade do Vale do Aço, que compomos, fizemos uma exibição de filme com debate sobre a temática no Flux Espaço Cultural.

whatsapp-image-2016-09-20-at-21-45-56

Dia 23 de setembro tivemos, em Ipatinga, a abertura do 3º Encontro Mineiro de Mulheres Lésbicas e Bissexuais, encerrando o mês da visibilidade lésbica e bissexual da Rede de Mulheres Lésbicas e Bissexuais. Rede que compomos e ajudamos a formar.

O encontro durou até o dia 25 de setembro e se encerrou com uma caminhada de rua (inédita para o Vale do Aço). Nele tivemos intervenção urbana em BIpatinga – como algumas compas que vieram pro encontro apelidaram a cidade, intervenção teatral, e momentos de debate específicos sobre a bifobia no movimento que se constrói junto entre mulheres bissexuais e lésbicas, e sobre as diferentes formas de se ser bissexual.

Foi a primeira vez que em um encontro mineiro a construção foi levada a efeito sem hierarquias entre as identidades bissexual e lésbica. A própria escolha da cidade sede já apontava para este rumo, afinal, a sede do Coletivo BIL para o mineiro já dizia muito. Vale apontar, ainda, que as outras edições do encontro tinham sido na capital. Inovamos, 9 anos após o 2º Encontro, ao construirmos do interior do estado. Tudo isso em tempos de golpe de estado foi histórico, lindo, e um respiro importante para seguimos mais fortalecidas na luta.

Confira um pouco de como foi o encontro pelo olhar do J. BILT – o seu webjornal LGBT! Clicando aqui e aqui.

Passado o encontro continuam as atividades de visibilidade bissexual e a Fernanda do Coletivo BIL participou como debatedora ao lado da psicóloga Paula Duarte e do militante Diogo Oliveira do Cine Diversidade – exibição comentada do filme Appropriate Behavior (Uma boa menina) em BH, promovido pelo CRP-MG, no Galpão Cine Horto, dia 30 de setembro, sexta-feira.

foto-debatedoras-e-plateia-cinema-crpmg
Foto do CRP/MG

Dia 1º de Outubro, sábado, Fer participou da roda de conversa sobre a história do movimento bissexual ao lado da histórica Regina Facchini, da ativista norte americana Carol Queen (por Skype) e Natasha Avital do Coletivo Bi-sides.

primavera-bissexual-sp-01-10-16
Foto de Terra Grammont

O Coletivo BIL foi o primeiro grupo de militância conjunta realmente bi inclusivo e a partir daí passou a ocupar um lugar de referência nacional que propiciou espaço estratégico de destaque em grandes momentos de mudança de rumo na militância LGBT. Entre os quais destacamos a mudança da sigla do Seminário Nacional de Lésbicas e Mulheres Bissexuais de SENALE para SENALESBI, e os debates subsequentes sobre o espaço das mulheres bissexuais nesta militância, em especial, o ocorrido na plenária final do 9º SENALESBI em Teresina/PI, 2016.

A atividade em Sampa fez parte da Primavera Bissexual de SP que vai até novembro com sábados de debates e atividades cujo tema é a visibilidade bissexual. Uma inspiração extremamente necessária. Saiba mais pelo face do evento Primavera Bi.

Temos mais projetos para a visibilidade bissexual engatilhados, à medida em que se concretizarem vamos dialogando por aqui, pelo face, pelo youtube e por todas as formas que dispusermos e dermos conta.

Em Sampa, de um diálogo da Fer com a Regina, veio a resposta: se faltava um motivo para o dia 23 de setembro ser o dia mundial da visibilidade bissexual, ele resta mui explícito agora, ao menos para o Brasil: é o começo de uma linda primavera.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s